Autoconhecimento

O autoconhecimento nos dá a habilidade de saber como e onde agem nossos pontos fracos e até a quem atribuímos nossas emoções e sentimentos, facilitando-nos compreender melhor as pessoas em nossa volta. Caminhar no processo do autoconhecimento significa desenvolver gradativamente o respeito a nossos semelhantes impedindo que façamos projeções erradas de nossas deficiências nos outros.
Apenas quando tivermos um considerável conhecimento de nós mesmos é que poderemos ajudar efetivamente a outras pessoas.
Se desconhecemos nosso mundo interior, como poderemos transmitir segurança e determinação ou dar força aos outros. O autoconhecimento requer uma contante auto-reflexão de nossas ações no dia a dia.
Muitos relacionamentos não dão certos porque as pessoas não olham pra dentro de si mesmas, não percebendo assim, seus pontos fracos e suas limitações. Quando atenuamos ou amenizamos as críticas a nosso respeito e a respeito dos outros, estamos assimilando de forma verdadeira as lições que o auto conhecimento nos proporciona.
Não são os grandes conflitos que tornam nossas relações mal sucedidas, e sim um conjunto de pequenas diferenças, reunidas através de longo periodo de tempo. Cobranças indelicadezas, petulância, autoritarismo, descaso, acomodações, desinteresse, desrespeito. Essas pequenas faltas no dia a dia podem destruir as mais antigas e afetuosas convivências.
Embora não possamos perceber de forma clara e direta, lançamos na vida pensamentos e emoções inaceitáveis. Eles formam o lado escuro, o lado sombrio, aquela área do inconsciente que governa e ao mesmo tempo dita as normas tanto nos confrontos desagradáveis em nossos inumeros relacionamentos.
Nossa área sombria, é uma região inexplorada e indomada que atua de forma imperceptível em nossas ações
As  mensagens subliminares desse nosso mundo oculto aparece quando criticamos em excesso o comportamento sexual das pessoas, recriminando e descriminando cruelmente raças, credos , determinados grupos e outras ações , ultrapassando os limítes aceitáveis.
O desconhecimento de nossa vida interior profunda nos conduz a imcompreenção de nossos sentimentos para com nós mesmos e para com os outros.
Nossos piores inimigos ou adversários estão dentro de nós e não fora.
Não somos necessáriamente aquilo que pensamos ser, o autoconhecimento é a capacidade que nos permite perceber ,de forma gradativa tudo que necessitamos transformar. Ao mesmo tempo amplia a consciência sobre nossos potenciais adormecidos, a fim de que possamos vir a ser aquilo que somos em essência.

Autoria de Marcos Airosa, baseado em experiências próprias.

Comentários

  1. Parabéns pelo seu texto. Realmente ele nos faz refletir sobre pequenas atitudes que temos no dia a dia. Só mesmo vendo nossos erros é que poderemos melhorar a nossa vida. Beijosssssss

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos, anjo, amigo , querido!
    Seus textos, como sempre, dispensam muitos comentários.É verdade que a partir do momento que nos conhecemos e tomamos ciência de nossas limitações, falhas, defeitos...coisas naturais do ser humano, compreendemos humildemente que há defeitos e falhas além do nosso umbigo, portanto, as cobranças acabam sendo mais ponderadas e relevadas. Não é uma tarefa fácil, pois todos se acham "perfeitos" em sua mediocridade...rsrs...prova dessa falta de auto conhecimento. Mas, com força de vontade, aos poucos, vamos vencendo isso e tornando esse convívio humano mais suportável e tolerável.
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  3. Amigo:
    Muito bom! Tá querendo me tomar o lugar, como psicólogo, é? rsrsrs
    Fico contente que suas experiências lhe tenham ensinado e feito chegar onde você está.
    abração

    ResponderExcluir
  4. Meu caro amigo Marcos, boa noite!!!
    Adorei o texto, excelente para que façamos uma boa análise e reflexão em nossas atitudes perante nossos irmãos e companheiros de viagem. O ideal é viver e deixar que os outros também vivam. Devemos primeiro aprender e adquirir sabedoria para depois passar para os que estão próximos, pois um cego não pode ajudar a outro cego atravessar a rua.
    Parabéns pela excelente mensagem, adorei!!!
    Grande abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas