Transparência

Às vezes, fico me perguntando porque é tão difícil ser transparente?
Costumamos acreditar que ser transparente é simplesmente ser sincero, não enganar os outros.
 Mas ser transparente é muito mais do que isso.  É ter coragem de se expor, de ser frágil, de chorar, de falar do que a gente sente...
 Ser transparente é desnudar a alma, é deixar cair as máscaras, baixar as armas, destruir os imensos e grossos muros que nos empenhamos tanto para levantar...
Ser transparente é permitir que toda a nossa doçura aflore, desabroche, transborde!
Mas infelizmente, quase sempre, a maioria de nós decide não correr esse risco.
Preferimos a dureza da razão à leveza que exporia toda a fragilidade humana.
Preferimos o nó na garganta às lágrimas que brotam do mais profundo de nosso ser...
Preferimos nos perder numa busca insana por respostas imediatas a simplesmente nos entregar e admitir que não sabemos, que temos medo!  Por mais doloroso que seja ter de construir uma máscara que nos distancia cada vez mais de quem realmente somos, preferimos assim: manter uma imagem que nos dê a sensação de proteção...
E assim, vamos nos afogando mais e mais em falsas palavras, em falsas atitudes, em falsos sentimentos.
Não porque sejamos pessoas mentirosas, mas apenas porque nos perdemos de nós mesmos e já não sabemos onde está nossa brandura, nosso amor mais intenso e não-contaminado.
Com o passar dos anos, um vazio frio e escuro nos faz perceber que já não sabemos dar e nem pedir o que de mais precioso temos a compartilhar, doçura, compaixão...
a compreensão de que todos nós sofremos, nos sentimos sós, imensamente tristes e choramos baixinho antes de dormir, num silêncio que nos remete a uma saudade desesperada de nós mesmos...
 daquilo que pulsa e grita dentro de nós, mas que não temos coragem de mostrar àqueles que mais amamos!
 Porque, infelizmente, aprendemos que é melhor revidar, descontar, agredir, acusar, criticar e julgar do que simplesmente dizer:
Você está me machucando...  
Você esta sendo autoritário...
Você esta me ofendendo...
Pare, por favor !!!
Porque aprendemos que dizer isso é sinal de  fraqueza, é ser bobo, é ser menos do que o outro.
Quando, na verdade, se agíssemos com o coração,  e fossemos respeitados como seres humanos que somos e que merecemos respeito, porque ninguem é melhor ou maior do que ninguem, não importa:  títulos, posição financeira, sexo, afinal nada. Poderíamos evitar tanta dor, tanto sofrimento.
Sugiro que deixemos explodir toda a nossa doçura!  Que consigamos não prender o choro, não conter a gargalhada, não esconder tanto o nosso medo, não desejar parecer tão invencível.
 Que consigamos não tentar controlar tanto, responder tanto, competir tanto que consigamos docemente viver... sentir, amar...  E que você seja não só razão, mas também coração, não só um escudo, mas também sentimento.
Seja transparente, apesar de todo o risco que isso possa significar.

Autor desconhecido, texto adaptado.

Comentários

  1. guriiii Marcos
    simplesmente amei
    ate fiquei aki parada dando uma viajada legal
    eu concordo plenamente
    temos q ser o q somos
    dane se se o "joão" é melhor
    temos q curtir todos
    eu disse todos os nossos momentos
    os bons os maus eles lhe pertencem são seus e de mais ninguem ( nem adianta joga na caxinha de lixo ou no quintal do vizinhuu)
    e acho q o principal de tudo
    temos q aprender a conviver com o verbo SER

    simplesmenteeeeee demais
    bjo enorme guri Marcos

    ResponderExcluir
  2. Olá querido amigo Marcos !!!

    Belíssimo texto ! Me identifiquei muito !!
    Geralmente sou apedrejada por ser transparente, eu me abro pra vida, mostro meus defeitos e também minhas qualidades, digo o que se passa em meu coração e muitas vezes as pessoas acham isso uma exposição desnecessária.
    Este comportamento nos deixa sim mais expostos e mostra ao mundo nossa alma, mas eu não vou deixar de dar vazão à minha essência só porque consideram isso perigoso...
    A vida passa muito rápido para que tenhamos que esconder dela nosso verdadeiro Eu.

    Adorei !!
    Um enorme abraço !

    ResponderExcluir
  3. OI MIGUXO SUMIDO,TÔ COM RAIVA DE VC VIU?MAS PERDOEI ,ESTE TEXTO SALVOU SUA PELE.LINNNNDO.PARABÉNS PELA PARTILHA MEU GRANDE E ESPECIAL AMIGO,E TB PELO BLOG QUE ESTÁ DE CARA NOVA.BJUS QUERIDO FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir
  4. Olá meu anjo e querido amigo!
    Texto profundo, verdadeiro e reflexivo... todas essas questões me levam também a refletir sobre a transparência. Tanto a nossa, como dos outros. Hoje ainda pensava nisso (e ainda hei de escrever sobre o assunto) sobre a admiração que tenho por pessoas que não temem em arriscar-se, em levar um tapa na cara, em cair, cometer enganos... pessoas que se posicionam como um ser que está em evolução e não que atingiu a perfeição.
    Muito bom mesmo! Me acrescentou bastante!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas