Asas


 
Hoje falo de asas,
Da vontade de voar.
Falo também de um sonho,
De outros rumos tomar.

Não quero asas como ícaro,
Muito menos ao sol chegar.
Não me iludo da fama aos píncaros,
Nem desejo mesmo voar.

Falo agora das asas da liberdade
Perdida por cada um de nós.
Quando vivemos a vida escolhida,
Por não sermos mais sós.

Somos seres sociais,
Ao vizinho devemos razões.
Deixamos de ser animais
E perdemos nossas opções.

Não quero asas pra voar.
Tenho pernas que me levam.
A elas tenho presos grilhões,
Que minha liberdade me negam.

Parentes, tarefas, compromissos,
Teto e razões do sistema,
Que me prendem ao social
E de liberdade diz-se ser lema.

Liberdade é ir e vir,
É dizer o que se pensa.
Liberdade é poder fugir,
Não ter credo e não ter crença.

Liberdade é poder crer,
Ou não crer no que quiser.
Relacionar-se sexualmente,
Na opção que lhe convier.

Liberdade é dar respeito
E respeitar ao seu igual.
Liberdade é dar o direito
E recebe-lo ao natural.

Use asas voe alto.
Use pernas e caminhe.
Cante, grite, encene um ato,
Mesmo até que desafine.
Só não esqueça de uma coisa,
Que pra ser livre é importante.
Teu caminho sempre pára,
Se houver outro adiante.

Você é livre pra ajudar,
Razoar e dividir.
Liberdade é união
De algum mundo construir.

Reclamei do social
E agora descobri.
De que adianta se ser livre,
Se não tenho com quem dividir?

Sei então que liberdade,
É só questão de direito.
Respeitar ao seu irmão
E dele obter respeito.

Tem valor então a lenda,
De uma asa somos pássaros.
Para termos liberdade,
Precisamos dar os braços.

Liberdade, liberdade,
Abre as asas sobre nós
Liberdade não existe,
Se estivermos sós... se vivermos sós!

Comentários

  1. olá grande e ilustre guri
    bah tchê tu sabes q eu sou pessima em decifrar poemas acho q todo poeta devia vir com legenda kkkkkkkkkkk
    mas agorei os enigmas contido por entre as asas da liberdade
    to pensando ate em um salto livre
    so espero num cair de cabeça

    oque???? mais um espaço q num conheço
    bah faz tempo q naum nos falamos mesmo, acho q precisamos trocar uma ideia kkkkkkkkkk tipo fofocar um pouco kkkkkkkkkkkkkkkkk


    bjim enormeeeeeeeeeeee meu ricooo

    ResponderExcluir
  2. Marcos,
    liberdade tão sonhada e tão distante não é?
    Corremos atrás dela, achamos que somos livres, mas mesmo livres em muitos sentidos, os conceitos da sociedade nos prendem.
    Mas seria bom se pudessemos fazer de nossas vidas o que nossa vontade nos diz, voar nas asas do vento, livre de preconceitos e explicações.

    bjus

    ResponderExcluir
  3. Liberdade na solidão é o cativeiro da razão!
    Lindo poema Marcos... voc~e desvendou uma verdade que cala em cada um de nós... onde está a liberdade que nos liberta?
    Mas esta é uma resposta que cada um tem que descobrir a seu tempo e a sua maneira!
    Beijusssss...... é por estas e outras que sou sua fã!

    ResponderExcluir
  4. Nooosssaa meu lindo, é seu mesmo?
    Aplausos!!
    Concordo com cada verso. Eu mesma cá no meu pessoal nem busco a liberdade, apenas o respeito que libero, assim eu gostaria mesmo de receber o que dou, entende?
    Se dou carinho é por que gosto e quero;
    Se dou liberdade é por que quero e gosto;
    E por ai vai...
    Grande beijo meu amigo...
    Muita Paz!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas