Auto Estima

Como é que se faz pra admirar essa pessoa que você vê no espelho?

A sua auto estima afeta diretamente tudo o que voce faz, afeta o seu trabalho, sua vida social, seus estudos.
Com uma boa auto-estima você mudará a forma como lida com seus colegas de trabalho, por exemplo, pois será mais confiante, saberá se colocar, não terá medo de fazer um pedido quando precisar. Se não tiver auto-estima e precisar de um colega para te cobrir no trabalho quando estiver cheio de serviço, seu tom de voz vai ser titubeante, e será possível que seu colega não te atenda justamente por você não conseguir se colocar de forma convincente quanto a sua necessidade.

Conseqüências da auto estima rebaixada

Sem auto-estima voce terá postura de corpo e de voz de uma pessoa sem valor. A consequência a médio e longo prazo é a instalação de um processo depressivo .
Em casa será a mesma coisa, o relacionamento com seu marido (namorado) sem auto estima não permitirá que você mostre o quanto é importante, por exemplo, fazer aquele programa que voce está querendo, ou deixar de fazer aquele programa ele está querendo mas que você não está quer. Quem não tem auto-estima se deixa levar pela vontade dos outros, porque não se gosta e mostra para os outros uma imagem de quem não merece ser gostado nem respeitado.
As suas reações no dia a dia são determinadas para sua auto-estima, se alguém lhe passou a frente na fila e voce não tem auto-estima, voce não conseguirá se posicionar e reclamar.
Se voce não tem auto estima não vai se sentir à vontade na academia quando for uma das poucas que está gordinha, claro que está gordinha, pois as outras pessoas estão lá há mais tempo, mas voce não se dá o direito nem de começar o seu exercício.
Se não tem auto estima não vai conseguir procurar um emprego, pois sua postura nas entrevistas será a de uma pessoa que não acredita que merece o tal emprego, e isso voce faz sem perceber, só se alguém te filmar e mostrar seu comportamento você verá uma pessoa com a postura corporal, facial, e tom de voz de quem não serve para aquele emprego. Como você quer que alguém lhe dê um emprego que nem voce acredita que merece?
Se não tem auto-estima voce vai pra aula (se você for estudante), mas não participa, não faz perguntas, morre de vergonha de ser voce mesmo.
Vai pra festa e não dança, "imagina... quem vai querer ver alguém como voce dançando”. Isso é que se passa na sua cabeça.
Ou seja, a auto estima pode determinar o seu fracasso ou sucesso como pessoa.
Avaliar sua auto estima é a dica pra você se conhecer, e conhecer o seu relacionamento com as outras pessoas também.

Auto estima x Transtornos emocionais

Encontramos questões referentes à auto-estima em toda dificuldade emocional. Se você pensar em cada transtorno emocional, depressão, ansiedade , síndrome do pânico , você verá em cada um destes transtornos a auto estima rebaixada. A falta de auto estima está evolvida em todas as dificuldades emocionais.
O depressivo não gosta de si mesmo, da sua vida, não considera que há nada de tão bom em si mesmo que lhe dê alegria de viver, ou seja, a auto estima está rebaixada.
Abuso de álcool , suicídio , violência, em cada um desses quadros tem auto-estima negativa envolvida.
Uma boa auto estima é extremamente importante pra voce ter uma vida satisfatória, legal, gostosa de ser vivida.

O que é auto-estima?

É o julgamento que voce faz de voce mesmo. É autoconfiança, auto-respeito e auto aceitação.
É a auto estima que determina se voce é capaz de dominar os problemas do dia a dia e sua capacidade de se respeitar e fazer valer os seus direitos e suas necessidades .
Auto estima é se sentir confiantemente adequado. É se sentir competente e merecedor .
Não ter auto-estima é se sentir inadequado, se sentir errado diante das pessoas e da vida. É Achar que não é capaz, não é competente, é se sentir errado como ser humano.
Auto estima é privilégio de poucos?
Todo mundo merece ter uma boa auto-estima, ser autoconfiante e ter auto-respeito. Por quê? Porque somos seres pensantes, e a própria capacidade de pensar é prova de que somos competentes, e só o fato de estarmos vivos é prova suficiente de que temos o direito de lutar pela felicidade.
O ideal seria que todos tivéssemos excelente auto-estima. Mas não é a realidade. Muitos se sentem inadequados, sentem medos , insegurança , culpa , um sentimento de não ser “suficiente”.
Muita gente nunca chega a ter uma visão positiva de si mesmo, pois fizeram julgamentos extremistas sobre si, foram severos demais consigo mesmos. Tem gente que consegue ser seu próprio carrasco, nem precisa de outras pessoas pra falarem mal dele, ele mesmo faz isso.
Não conheço ninguém que não seja capaz de desenvolver sua auto-estima, desenvolver a convicção de que é merecedor de viver com felicidade , e aí ter mais autoconfiança , mas inda assim não utiliza esta capacidade, e passa a vida com sentimentos de inferioridade.

Auto estima pra quê?

Quanto maior a auto-estima maior será a capacidade em lidar como os problemas. Quem nunca teve que lidar um rompimento de relacionamentos , com a solidão , com desemprego, com marido agressivo, com filhos que dão trabalho? A pessoa com sua auto-estima em alta conseguirá lidar com isso tudo de forma mais tranqüila.
Quanto mais flexível a pessoa for, mais resistente será à pressão, ao desespero, à derrota. Quanto mais a pessoa se valorizar mais conseguirá superar os problemas da vida.
Quanto maior a auto-estima, mais criativo, e quanto mais criativo mais chance de sucesso. Porque criatividade não serve só pra pintar quadros, serve pra pensar em alternativas pra vida.
Quanto mais você se aprovar mais gente na sua vida vai gostar de voce e mais relações saudáveis terá. Já viram aquela pessoa que todo mundo gosta, parece que atrai gente legal, que a apóia. Ela atrai gente legal porque está legal consigo mesma, porque tem vitalidade, é comunicativa.
Por outro lado, já notaram aquela pessoa que não trata ninguém com respeito, vá lá ver e voce encontra auto-estima negativa nesta pessoa.
Quem não gosta de si pode não saber lidar com as outras pessoas.

Autoconfiança

Auto estima é o que voce pensa sobre voce mesmo, não o que o outro pensa sobre voce.
Por isso auto estima é autoconfiança, é ser você a sua referencia, e não viver sob a referência do outro, do que o outro aprova ou não. Para quem tem boa auto-estima a aprovação do outro é conseqüência.
Pra voce que percebe que precisa melhorar sua auto-estima, pense em fazer sua terapia . Fazer psicoterapia com um psicólogo é igual a fazer regime, ás vezes a pessoa consegue fazer sozinha, mas outras precisam de um profissional, ou como fazer ginástica, voce pode ter alguém que te mostre a forma correta de fazer de fazer os exercícios.

A auto estima nasce com a pessoa?

Não, ela começa a ser construída na infância. Como? Quanto mais voce foi respeitado, amado, valorizado, encorajado a confiar em voce, mais probabilidade de ter construída sua auto-estima.
Você deve estar pensando: "Ahhh entendi porque não tenho auto-estima, a culpa foi dos meus pais que só me cobraram, me julgaram, não acreditaram em mim, e por isso eu sou o que sou, é por isso que tudo dá errado na minha vida, eu não tenho auto-estima porque meus pais não me ajudaram a ter uma".
Voce pode estar certo em parte, os pais podem influenciar mas você pode realizar sua mudanças em você mesmo. Não é certo pensar que está condenado a viver assim para o resto da  vida. Agora voce é adulto, e agora é com voce. Voce pode mudar todo esse quadro de sentimentos de auto-rebaixamento se trabalhar consciente e intencionalmente para isso.
Quando criança sua auto estima podia ser alimentada ou destruída pelos adultos. Mas voce está se construindo a cada dia, e agora a definição está em sua mão. Se ninguém pode respirar por voce, também não pode pensar por voce. Sua cabeça depende dos pensamentos que voce tem hoje, mesmo que idéias de auto-desvalorização tenham entrado em sua mente voce pode retirar isso. Se não está conseguindo sozinho, procure uma ajuda.Para isso existe o psicólogo , pra ser a sua força extra nessa jornada.
Uma vez alguém disse "se voce já leu dois livros de auto-ajuda e continua igual, então está na hora de procurar um psicólogo".

Auto estima interna

Uma coisa é certa, a auto estima deve ser construída dentro de voce. Ela não vem de fora. Voce pode ter pessoas que te amam, mas se voce não se amar não vai nem perceber que existe o amor dessas pessoas. Pode ser admirada pelos seus colegas, mas se voce não se admirar as palavras parecerão vazias, ocas. Voce pode ter uma imagem externa de muita segurança, todo mundo te acha o máximo, mas voce mesmo se achará uma fraude.
Já percebeu que os aplausos dos outros não vão te ajudar na melhoria da auto-estima? Voce ouvirá esses aplausos e pensará “eu engano bem, convenci todo mundo que eu sou bom”. Só não convenceu a voce mesmo.
Procurar auto-estima fora de si mesmo será um trabalho perdido. Estudar para ter um título, um cargo importante, fazer cirurgia plástica, casar, ter um filho, tudo isso vai te alegar por um tempo se voce não fizer por você, se dentro de voce não tiver uma valoração sua. Voce perde tempo e dinheiro procurando autoconfiança em tudo quanto é lugar, menos dentro de voce.
É bobagem considerar que vai melhorar a auto estima ao causar boa impressão para os outros, por exemplo casando porque a sociedade cobra casamento, correndo atrás de promoção, comprando um carro maior, fazer tudo isso para causar boa impressão para os outros. Isso só significa que voce se deixa levar pelo julgamento dos outros.
Se auto estima é confiança em si mesmo, então ninguém vai gerar essa confiança a não ser você mesmo.

Falsa auto estima

Sabe aquela pessoa que parece estar com a auto-estima lá em cima? Pode não se tratar de auto estima verdadeira. Para identificar veja se ela se compara ou compete com os outros. Se ela diz coisas assim “estou feliz porque fui promovido, e consegui antes do meu irmão”. Esta fala denuncia que ele está competindo com outro, isso não é auto-estima verdadeira, é fachada.
Ou, em outro exemplo, a garota que se diz muito feliz com a plástica que fez no nariz, diz que melhorou muito a sua auto-estima, porque agora “ficou mais bonita que as outras garotas do colégio”. Veja que ela está se comparando , isso não é auto-estima, é angustia. Ela está correndo, fugindo do desespero de se sentir pra trás. Não está procurando a felicidade, está fugindo da angustia, e a fuga é sempre desesperadora.
Quem diminui os outros apra se sentir maior não está desfrutando de boa auto-estima.
Tem gente que chama isso de excesso de auto-estima. Eu chamo de excesso auto-engano. Porque a pessoa não está tranqüila com sua conquista, não está simplesmente desfrutando da harmonia do momento, está sofrendo pra ser notado.
Infância
Falamos agora a pouco da influencia da infância na construção, ou destruição de nossa auto-estima. Muitas vezes a gente continua respondendo, agora mesmo sendo adulto, como se fosse aquela garotinha, ou garotinho inseguro, sem direito a nada, de falar, de fazer, de sair e brincar com outras crianças.
Mas tem o que fazer. O que devemos fazer agora é aprender a reestruturar essa criança que todo mundo tem dentro de si. Todo mundo carrega sua infância. Se voce rejeitar essa criança, por medo ou por vergonha, voce vai manter essa criança mal resolvida aprisionada dentro de voce e ela vai te atormentar para o resto da vida.
A criança que sofreu indignações, humilhações merece ser redimida. A criança que cresceu percebendo o mundo como um lugar perigoso, era perigoso se expressar, não tinha vez em casa, estavam sempre gritando com ela, ou a deixando de lado fazendo de conta que ela não estava ali, ou debochando dela, essa criança cresceu e virou um adulto que nem sabe como ou porque, mas está lidando com o mundo que tem agora como se fosse aquele mundo da infância, e isso não é justo pra ele, porque as conseqüências são muito negativas, pra ele em primeiro lugar.

Dicas pra obter mais auto-estima:

A primeira grande dica pra vencer a falta de auto estima é ter consciência . Consciência de quem voce é de verdade, do que voce foi um dia, e do que você é hoje. Voce precisa saber o que fazer saber que comportamentos devem mudar, e se perguntar: suas atitudes são resultado de sua intenção, ou voce continua só reagindo, reagindo ao que tem internamente em sua mente e nem sabe direito o que é... porque não tem consciência de si mesmo.
Ter consciência significa usar adequadamente sua capacidade de pensar, é isso que nos torna humanos, nossa capacidade de raciocinar, de nos conhecermos e agirmos conforme decidimos .
Usar a nossa consciência é sair do automático e passar a escolher. Temos o poder de escolha, podemos ser mais ou menos consciente, depende da nossa escolha.
Tem gente que tenta existir sem pensar , sem se auto avaliar, sem medir conseqüências.
Só existe, levanta da cama de manhã e vai pra vida como se fosse um robô, sem se perceber, sem se sentir.
Auto estima é resultado do que percebemos em nós mesmos, e a cada dia fazemos decisões de conduta, mil escolhas até de nível de consciência, escolhemos entre pensar e não pensar. E com o tempo voce vai estabelecendo que tipo de pessoa voce é. Dependendo da escolha que voce faz, voce estabelece sua integridade como ser humano.
Viver conscientemente significa que voce sabe exatamente as conseqüências de cada ato seu, as boas e as ruins, pra voce e para os outros.
É assumir a responsabilidade pela percepção de cada ato seu.
Ser consciente é estar de corpo e alma em cada coisa que voce faz, se voce tem um trabalho e se interessa nesse serviço, se interessa em ver sua empresa crescer, sente curiosidade em aprender... isso demonstra que voce está consciente do que faz e com certeza sua auto estima é boa. Mas... se voce vai para o trabalho só olhando no relógio contado os minutos pra voltar pra casa, voce não está consciente do seu trabalho, e com certeza a auto estima é muito ruim. A sua auto estima é conseqüência do quanto voce é consciente.
Como identificar a pessoa sem auto estima?
E se voce quer identificar uma pessoa sem auto estima pegue uma que vive dizendo que tem muito azar na vida, já ouviram alguém dizendo que nunca consegue um bom emprego? Olhe se essa pessoa é do tipo que nem entra no escritório e já faz as contas pra ver a hora de sair.
Ou, outro exemplo, é a pessoa que diz que nunca consegue um namorado decente. Vai olhar de perto e veja que essas mulheres sempre tiveram dicas de que cada homem com quem se envolveram não era a pessoa certa, mas ela se deixa enganar e quando vai ver está em outra enrascada. Ou seja, não vive conscientemente e claro não tem auto-estima.
E as pessoas que vivem levando o cano de todo mundo? Se não é na escola, é no trabalho, em todo lugar ela encontra alguém que lhe dá uma rasteira. Essa é aquela que não se dá o trabalho de olhar de frente pra cada uma das pessoas com quem ela convive, essas pessoas vivem levando o cano do mundo, e o pior, ainda se assustam quando levam uma rasteira porque não tem auto-estima.
Na realidade no mundo tem gente legal e gente que não é legal, porque será que algumas pessoas só se envolvem com as que não são legais? Ela não tem auto-estima e conseqüentemente não tem consciência do que está acontecendo a seu redor, e pronto, dali a pouco já estão admiradas porque levaram mais uma rasteira.
Perceberam que viver conscientemente é o que lhe proporciona auto-estima. Pode ser mais cansativo pensar, mas vale à pena. Ser mais racional, raciocinar, observar a vida e aprender com ela. Não ser consciente é fugir da realidade, e a conseqüência é colocar sua auto-estima lá embaixo.

Auto estima x Depressão

Muita gente marca consulta por causa de uma queixa que desaba a vida de qualquer um, a falta de vontade, o desanimo na vida.
Desanimo é medo de enfrentar e assumir os riscos adequados, é fugir para o confortável. Porque tudo na vida envolve algum risco, e quando voce fica assustado demais com a vida, tudo parece muito difícil, dá medo, e claro que a sensação vai ser a de desanimo.
Perceberam que ser consciente é ser independente intelectualmente , é pensar por voce mesmo, e quem pensa por si mesmo, que não se preocupa com o julgamento dos outros, não se preocupa porque está consciente do que faz e pensa, essa pessoa gosta de si mesma, tem auto-estima.
A gente pode, e deve, aprender uns com os outros, mas o importante é o entendimento e não só a repetição do que o outro faz ou pensa.
Quem tem auto-estima, é por conseqüência independente. Já perceberam que as pessoas que mais sofrem com baixa auto estima são as que mais se preocupam como que os outros pensam, quando estão sozinhas são de um jeito, podemos dizer normal, mas na frente dos outros elas travam totalmente, isso é a prova de que se incomodam demais com que pensam dela ou como a julgam. O medo do julgamento do outro é a base da falta de auto-estima.
Outra dica pra você construir sua auto-estima:

Auto aceitação

Quando falta a auto estima falta também a auto aceitação. Se aceitar não significa gostar de tudo o que há em voce, significa ser consciente do que é. Tem gente que, acha que se aceitar tudo em si mesmo, não vai querer mudar. Mas não é assim que funciona. Claro que se aceitando como é, voce pode querer mudar as coisas que não estão funcionado bem. Na realidade voce só muda se conseguir aceitar como é agora, se conseguir ver-se claramente, senão voce nem sabe o que deve ser mudado porque não consegue nem se enxergar.
Quer fazer um teste simples? Olhe-se no espelho de corpo inteiro e fique assim por um tempinho, é possível que voce se sinta desconfortável ao olhar para certas partes, o seu impulso vai ser tirar o olhar, isso é fugir, é repudiar a si mesmo, é não se aceitar, e como alguém poderia mudar essa parte se nem consegue tomar consciência dela? Ou seja, não aceita essa parte.
Aceitar é vivenciar sem negação, você pode querer mudar essa parte, mas só se aceitar que essa parte existe.
Voce não se sente motivado a mudar uma coisa que nega sua existência.
E isso vale pra tudo, não só para aceitar seu corpo.
Por exemplo, voce vai ter que fazer uma exposição do seu trabalho na sala de reunião da empresa, um grupo de pessoas vai estar lá pra te ouvir. E você começa a suar, sente medo e esse medo te faz ficar com vontade de fugir, quer mudar a data, quer colocar alguém no seu lugar, qualquer coisa pra não ter que falar na frente das pessoas. Se voce ficar dizendo pra si mesmo “não fique com medo” não vai adiantar nada, por quê? Porque voce está negando sua emoção, está negando o medo.
Aceite esse medo, aceite que ele existe, e converse com ele. O que ele te diz, o que esse medo diz que pode acontecer? Voce pode se tornar consciente de onde vem esse medo quando ele começou, e vai acabar se conscientizando de que esse medo não tem fundamento, aí sim voce vai vencê-lo.
Mas se voce não aceita-lo, fingir que o medo não existe não vai te levar a lugar nenhum. Quando voce reconhece o medo sua cabeça pára de fazer dele uma catástrofe e o medo deixa de ser seu dono.
Voce fica livre pra ver as pessoa e as situações como elas são. A autoconfiança e o auto-respeito aumentam.
Auto aceitação implica em aceitar seus sentimentos, inclusive os negativos, olhe eles de frente, o que sua insegurança, seu medo, sua raiva estão lhe dizendo, observe e converse com eles, aceite que eles existem e assim voce vai perceber que é mais fácil superar.
Quer ver um exemplo? Tem gente que não tem o pai, a mãe que gostaria de ter, e passa a vida tentando mudar o que não depende dele, é claro que é uma vida infeliz. É uma vida sem aceitação e sem auto-estima.

Comentários

Postagens mais visitadas